sábado, 4 de setembro de 2010

A disciplina da minha formação: Letras (português | inglês), e o trabalho com as TIC.


O trabalho com as TIC é uma dinâmica diferenciada capaz de compreender que a construção do conhecimento se dá por meio das trocas e interações; a prática pedagógica acontece a partir do trabalho com atividades que reconhecem a aprendizagem dos sujeitos como um processo que unifica todas as partes.

As tecnologias nessa dinâmica agem como articuladoras dos conteúdos que são desenvolvidos em sala de aula. A possibilidade da pesquisa e do contato com várias informações instaura novos avanços.
Essa pesquisa é comunicada em classe para os colegas e o professor procura ajudar a contextualizar, a ampliar o universo alcançado pelos alunos, a problematizar, a descobrir novos significados no conjunto das informações trazidas. Esse caminho de ida e volta, onde todos se envolvem, participam é fascinante, criativo, cheio de novidades e de avanços. O conhecimento que é elaborado a partir da própria experiência se torna muito mais forte e definitivo em nós. (MORAN, 2003,p.63).

Ao pensar sobre a disciplina da minha formação: Letras, é importante compreender que a aprendizagem que se forma em sala de aula pode ser ampliada e renovada por meio dos valores, da ética e da cidadania. Daí a necessidade de se reestruturar o processo de aprendizagem Português | Inglês; tomando por base as necessidades humanas de convívio social dos discentes.

As interações entre os sujeitos, por meio das tecnologias, reforçam o aprender dos alunos em grupo. É necessário que os discentes se comuniquem, respeitem-se mutuamente e saibam como conviver em grupo. Por isso é preciso a reestruturação da educação a partir da tomada de consciência dos sujeitos sobre o seu papel, sua realidade e a precisão sobre quais competências e habilidades precisam ser desenvolvidas.